Você já ouviu falar no Power BI?

Para quem não conhece, o Power BI é o nome dado pela Microsoft para referenciar seus produtos de publicação de Business Intelligence. Na minha opinião, esta abordagem foi ótima, sobretudo podemos retratar as tecnologias de publicação como uma única família.

Assim como temos produtos da família Office e também System Center, a família Power nos permite explorar as seguintes ferramentas:

Power Pivot: O PowerPivot se refere a uma coleção de aplicativos e serviços que fornecem uma solução de ponta a ponta para criar e compartilhar business intelligence usando o Excel e o SharePoint

Power View: O Power View é uma experiência interativa em exploração, visualização e apresentação de dados que encoraja o relatório ad-hoc intuitivo.

Power Map: Power Map é uma nova visualização em 3D para mapear, explorar e interagir com dados geográficos e temporais, permitindo que as pessoas possam descobrir e compartilhar novas idéias.

Power Query: O Power Query melhora a experiência de self-service de Business Intelligence no Excel, simplificando o garimpo de dados e acesso. Ele permite aos usuários integrar e refinar os dados para melhor análise em Excel. Inclui um recurso de pesquisa pública que está destinado a ser utilizado apenas nos Estados Unidos por enquanto.
Deste modo, podemos compreender então que existem 4 produtos Power para apoio às análises e publicação de relatórios, estes 4 produtos são explorados através do Excel e podem* ser integrados  ao Sharepoint (Vou postar em breve como fazer isto).

Somado ao SQL Server Reporting Services e Performance Point, contamos com 6 tecnologias de análises e publicações de relatórios para Business Intelligence na plataforma Microsoft. Consideramos que Excel Services é um serviço para permitir que as tabelas dinâmicas (pivot tables) possam ser publicadas na Web.

Nesta última semana, a Microsoft também anunciou a possibilidade de ter os produtos Power no Office 365, ou seja, podemos contar com estas ferramentas de BI pelo Excel utilizado na Núvem. Bacana, né?

Na sequencia deste, vou postar como utilizar cada produto e as melhores práticas para ofertarmos e implementarmos em nosso mercado.

Abraços!

Anúncios

Um pensamento sobre “Você já ouviu falar no Power BI?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s