E aí? Modelo no PowerPivot ou Analysis Services?

Muitos clientes me perguntam: Qual a diferença do PowerPivot e do Analysis Services?

Se posso fazer meu modelo no PowerPivot e compartilhar as informações e relatórios com os demais usuários, porque eu preciso de um projeto para criar um modelo no Analysis Services?

Perguntas como esta me fizeram abrir este tópico e tentar passar para você uma compreensão um pouco mais profunda dos pontos-chave de cada tecnologia.

Como esperado, a resposta depende de cada caso, necessidade de negócio, importancia e relevancia do modelo, mas é fundamental sabermos quando e porque aplicar a tecnologia correta para a necessidade.

Compreenda que o PowerPivot não é uma ferramenta de publicação de relatórios como muitos artigos ofertam. O PowerPivot, assim como o Analysis Services, é uma ferramenta de banco de dados, no entanto este primeiro foi desenvolvido para atender usuários finais, que não necessitam de skills técnicos para utilizá-lo. O modelo de dados criado no PowerPivot, fica guardado dentro do arquivo do Excel .xlxs. Passa longe do famoso Access, porque é infinitamente mais poderoso que o Access.

O fato é: A Microsoft reconhece de que as decisões são tomadas em níveis de funcionários, da equipe e da organização no geral, e que, a fim de ser bem sucedido, a tecnologia de BI deve apoiar as necessidades de todos, quando antigamente era restrito.

A imagem abaixo, ilustra como podemos separar as necessidades pelos produtos:

BIASvsPP

BI Organizacional (Utilização do Analysis Services)

Geralmente, as soluções de BI Organizacionais possuem as seguintes principais caracteristicas:

  • A solução possui uma visão abrangente para a companhia, considerando a consistencia dos dados, incluindo definições centralizadas de padrões, métricas e indicadores de desempenho.
  • São utilizadas fontes de dados heterogêneos para a construção do modelo
  • As soluções são desenvolvidas e administradas diretamente pelos profissionais de TI – Tecnologia dedicados.
  • As soluções são construídas sobre uma plataforma que oferece alta disponibilidade, escalabilidade, desempenho e gestão de recursos avançados, os quais são necessários para suportar grandes volumes de dados e vários usuários.
  • As soluções podem incluir lógicas de negócios complexas e de segurança, que por sua vez exige um modelo de dados rico que permite a expressão dessa lógica.
  • Os projetos para construção dos modelos exigem habilidades de profissionais técnicos e pode levar um tempo significativo para ser concluído

Time de BI (Utilização do Analysis Services e/ou PowerPivot)

As soluções de time de BI são soluções voltadas apenas a um grupo de usuários específicos, como departamentais. Possuem as seguintes características:

  • As soluções são criadas e gerenciadas pelos usuários, que compartilham seu trabalho com os demais, no entanto, as soluções também podem ser criadas e gerenciadas por TI em apoio ao time de usuários.
  • O volume de dados destas solução e necessidade de multi-usuário é menor do que um modelo organizacional ou corporativo.
  • As especificações de segurança variam, porém não possuem complexidade que apenas possa existir em soluções organizacionais.
  • Um maior esforço é necessário para manter a consistência dos dados, no entanto a definição e cumprimento das normas dentro de um pequeno grupo é mais fácil do que a coordenação dos dados quando se trata de um modelo de organização.

BI Pessoal (Utilização do PowerPivot)

As necessidades de relatórios e portanto de BI a usuários individuais são tipicamente mais imediatas e não focadas em necessidades da organização, estas possuem as seguintes caracteristicas:

  • As soluções são construídas e geridas por profissionais da informação de forma ágil, sem dependência significativa em TI.
  • Usuários constroem soluções em ferramentas com as quais estão familiarizados. Frequentemente, os usuários exportam dados de ambientes mais controlados para uma ferramenta como o Excel, para que eles possam continuar a trabalhar com os dados de forma mais confortável e com flexibilidade.
  • O modelo de dados evolui de forma dinâmica, quase que imediatamente, os usuários descobrem novas fontes de dados e adicionam cálculos para agregar valor para a análise.
  • Volumes de dados não são tão grandes como em soluções implantadas em toda a organização.
  • O principal objetivo das soluções de BI individuais são para os próprios usuários, permitindo tomar as melhores decisões possíveis, com dados que são de sua propriedade ou controlados pelo indivíduo.

Conclusão

Eu costumo então responder esta questão da seguinte forma:

É necessário um projeto para a construção do modelo de dados no Analysis Services se este:

  1. possui informações que possa servir a toda a empresa
  2. requer perfil de segurança exclusiva ou complexa aos usuários
  3. possui um volume de dados significativo
  4. deve ser gerenciado pelo departamento de tecnologia e pode ser escalável, utilizando recursos avançados do servidor
  5. pode ser acessado de qualquer tipo de ferramenta de exploração de dados como: aplicação web, desktop, powerpivot, powerview, powerquery, sharepoint etc.

O PowerPivot vai bem quando:

  1. possui informações que possa ser util a apenas uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas
  2. nao requer um perfil de segurança complexo aos usuários
  3. não possui um volume de dados significativo
  4. não necessariamente precisa ser gerenciado por um técnico ou demanda muito hardware para utilização
  5. é suficiente acessá-lo apenas do Excel para gerar seus relatórios como: Tabela Dinamica

No entanto, nada impede da empresa iniciar o modelo (por ser mais rápido e não exigir um projeto) necessário no PowerPivot e depois, utilizar a ferramenta de migração do SQL Server para migrá-lo para o Analysis Services.

Espero que eu tenha respondido claramente a questão, caso tenha mais dúvidas, fique a vontade para me procurar no email alexberenguer@hotmail.com

Obrigado e até a próxima!

Anúncios

2 pensamentos sobre “E aí? Modelo no PowerPivot ou Analysis Services?

  1. Ola, primeiro parabéns pelos POSTS e Videos, que tem me ajudado bastante.

    Duvida… se o PowerPivot do Excel tem a função OLAP, porque importer ele para o SQL numa base Tabular? eu posso deixar o PowerPivot direto no relacional ??? ou se eu crio a base tabular, de que forma eu consume isso? dentro do PowerPivot? e o processamento???

    • Fala Alexandre,

      Bom vamos lá:

      1. Estou com duvidas quando ao processamento da base tabular? Como é feito? E a atualização dos dados? E a atualização dos dados? Eu aponto o PowerPivot para o relacional, e crio o tabular com base no PowerPivot, ao processar ele atualiza as informações? O que exatamente eu devo processar??? Tem alguma dica de estudo?

      #AB: O que você chama de base tabular? Voce pode ter base tabular no SSAS (Tabular mode) e no PowerPivot, ambos tem situações diferentes. No caso do PowerPivot (Standalone, sem integracao com o Sharepoint), você precisa atualizar o dados manualmente através do Engine do PowerPivot. Se você publicar o PowerPivot no Sharepoint, você pode criar um job no Sharepoint que fará a atualização dos dados para o PowerPivot engine (Que é o servico do SSAS tabular) periodicamente. Já no SSAS Tabular, funciona como o processamento do multidimensional, ou seja, voce também schedula (agenda) o processamento dos dados periodicamente. O PowerPivot permite voce selecionar fontes de dados heterogeneos, digo, varias fontes de dados distintas, então você deve atualizar aquela fonte que voce deseja trazer para o PowerPivot manualmente.
      http://technet.microsoft.com/en-us/library/gg399134.aspx
      http://office.microsoft.com/en-001/excel-help/refresh-imported-data-in-power-pivot-HA103533879.aspx

      2. Outra questão… no excel 2013 eu não consigo conectar o PowerView a nenhuma instancia de Análise Services que esteja fora do domínio…, a não ser que no momento de eu abrir o excel, eu peça para ele abrir com outro usuário, porém essa informação não fica gravada, e teria que repetir este procedimento sempre ao abrir; Tem alguma dica?

      #AB: É isso mesmo, isso porque o SSAS utiliza autenticacao integrada (Windows Authentication), então se não está no mesmo domínio e o usuário logado que abre o Excel não tenha permissão no Cubo, voce vai precisar colocar o usuário e senha do usuário local do servidor SSAS. Mas é raro lugares que os ambientes não estejam no mesmo dominio, voce deve estar em um ambiente de teste ou virtual, certo?

      3. exemplo o PowerPivot do Excel, já é uma ferramenta de Olap, que pode ser conectada a uma base relacional, criada as análises e distribuída pelo SharePoint… dessa forma, qual o motivo que me leva a importar a inteligência do PowerPivot para uma base Tabular do Analises Services 2012?

      #AB: Existem algumas razões que fará você pensar em ter o modelo tabular no SSAS ao inves do Excel, imagina que no Excel, voce permitirá aos usuários terem seus modelos em StandAlone, quando não integrado no Sharepoint e compartilhado. No SSAS, você poderá controlar melhor os dados, escalonar para melhor desempenho e administrar segurança, por exemplo. Existem um post que criei que pode explicar um pouco melhor a voce as diferencas sobre PowerPivot e SSAS Tabular…. https://alexberenguer.com/2013/08/14/e-a-modelo-no-powerpivot-ou-analysis-services/

      4. Ou seja… se fizer isso, de qualquer forma não terei que consumir os dados em Excel? Não estou criando um passo a mais que deverá aumentar o tempo de resposta???

      #AB: Com o PowerPivot publicado no Sharepoint, os usuários não precisam ter o Excel para visualizar os relatórios publicados e conectados no modelo do PowerPivot. São abordagens diferentes. Dá uma lista no post do link anterior para você se familiarizar com o que estou dizendo.

      Abraços!!!
      Alex Berenguer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s